Quem nunca ouviu falar da famosa Camorra? A Máfia Napolitana é umas das mais ativas e espertas entre as organizações criminosas do mundo. Em um conjunto de atividades criminosas organizadas, a Camorra exerce sua especial influência na região da Campânia e atua tanto na arena do crime italiano quanto internacionalmente. Veja a seguir 5 informações obrigatórias sobre a Máfia Napolitana.
1) É uma das Máfias mais antigas e uma das maiores da Itália
De acordo com uma das hipóteses, a “Sociedade Secreta” que deu origem a Camorra, teria sido formada em Cagliari (cidade na região da Sardenha) sob o nome “Gamurra“, no século XIII e, em seguida, iria se espalhar em Nápoles no século XIV.
No entanto, a teoria mais aceita é que o termo nasceria diretamente em Nápoles, por volta dos séculos XVI e XVII, encontrando a sua raiz etimológica no mesmo dialeto napolitano original, formado pela junção das palavras “ca – ‘Morra” (com Morra, jogo tradicional muito popular na Itália entre emigrantes italianos no mundo todo.)
Porém é muito comum datar no início do século XII, o nascimento da Camorra napolitana entendida como uma “organização criminosa secreta “, uma espécie de maçonaria dos pobres napolitanos.
2) A Camorra como tal não existe mais
Hoje, ela é chamada de “Sistema“. E o “sistema” é o clã, um grupo camorrístico de uma determinada área. Campagna é o local onde tem mais gangues: duzentos e cinquenta, apenas na província de Nápoles.
É a organização menos enquadrada em um conjunto rígido de regras. Toda tentativa de dar à Camorra uma estrutura e uma cúpula sempre falhou.
Nos anos oitenta, Raffaele Cutolo até tentou com sua “Nova Camorra Organizada”, mas mesmo assim, as outras Organizações da Camorra – os inimigos de Cutolo e os “Scissionisti” – travaram guerra e não conseguiram dar-se um comando, uma Cúpula.
Cada clã controla de forma autônoma o seu próprio território e quando há alguma invasão inimiga, vão em confronto.
3) Os Chefes dos clãs morrem jovens
Quase não existem mais líderes idosos em Nápoles.Nos últimos anos, a Máfia Camorra chegou a um controle de desordem que se transformou em algo muito perigoso.
4) A Máfia Napolitana trafica tudo
A Máfia Napolitana tem interesses em todos os lugares. Da indústria de falsificação ao controle de ciclo de resíduos, afetando a vida administrativa, ao comércio de drogas.
Os clãs da região da Campagna também estão enraizados no mundo. Em Viena e Bruxelas, há várias atividades comerciais relacionadas com o sistema de Secondigliano; em Costa Azurra há Licciardi e Di Lauro; o clã da La Torre de Mondragone controla as casas de jogos da Inglaterra e de Amsterdã.
Na Romênia, Francesco Schiavone – chefe do clã Casalesi – transferiu suas atividades econômicas: empresas para a produção de mussarela e manadas de búfalos. Existe uma lista interminável da invasão Camorra; ainda há negócios no Brasil, em Cuba, na República Dominicana, no Quênia, na Tunísia e na África do Sul.
5) E, por último, há os Casalesi
Um império dentro de um pedaço de terra entre Casal di Príncipe e San Cipriano d’Aversa, um clã organizado como uma federação de Famílias chefiadas por uma cúpula. Um clã muito diferente da Camorra da cidade. O Casalesi representa a expressão mais sofisticada do “sistema mafioso” napolitano.
Deixe seu comentário escrevendo aqui embaixo sobre o que você sabe da Camorra! Contamos com você. Veja também: Máfia → Quem é que comanda na Itália hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário