terça-feira, 25 de setembro de 2018

(tais são as intenções do religioso)

A Doutrina de Buda (Ananda K. Coomaraswamy)

(tais são as intenções do religioso)

Seja qual fôr o caso, é pelo princípio de causalidade que Buda ensina o Caminho do Meio: sejam quais forem, os dois extremos, é o desejo, literalmente a "sêde" (tanhā) que "semeia" o ser para um porvir renovado; é sòmente pensando no Meio que se evita ser contaminado por um extremo ou por outro (A. III, 399-401; Sn. 1042). Platão, igualmente, diz que é segurando bem o fio de ouro da Lei comum que o boneco humano evitará os puxões contrários e desordenados que nos puxam para cá e para lá, na direção das boas ou más ações, determinadas pelos nossos desejos (Das Leis, 644).

Não é sem razão que o religioso é tratado de operário (samana, literalmente, "aquêle que se esforça", o exato equivalente semântico de "asceta"), êle não conhecerá repouso antes de se tornar aquêle que "fez

Pág. 66

o que tinha a fazer" (katakaraniyo). É necessário que seja um homem senhor de sua vontade e de seu pensamento, não seu joguete. Aquêle que Buda louva como "iluminador" da floresta onde vive na solidão, é o religioso que, regressando de sua viagem, de sua mendicidade, retorna ao seu assento de meditação, resolvido a não se levantar antes de se ter libertado dos fluxos. Para obter o que não foi ainda atingido, para verificar o que não foi ainda verificado, o religioso que abandonou o mundo por pura fé, que é ainda um discípulo, deve dar prova de virilidade, de heroísmo (viriyam) e tomar a mesma resolução do próprio Bodhisatta. "Possa eu só conservar a pele, os tendões e os ossos, enquanto minha carne e meu sangue secarem, em vez de me conceder um descanso na prática da virilidade antes de ter obtido o que se pode obter pela paciência humana, a virilidade e o progresso perseverante" (S. II, 28; M. I, 481; A. I, 50; J. I, 70). "Eu me tornarei diferente da substância que constitui um mundo, eu extirparei a noção do "eu" e do "meu", eu terei o domínio perfeito da gnose que não se comunica, eu verei claramente a causa e origem causal de tôdas as coisas": tais são as intenções do religioso..

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário