quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A ''poderosa contra-ofensiva da comunidade empresarial '

A ''poderosa contra-ofensiva da comunidade empresarial ''

A ''poderosa contra-ofensiva da comunidade empresarial '' é a resposta ao ceticismo público . Homens de negócios perdiam antigamente apenas para os líderes religiosos nos inquéritos de opinião pública como ''o tipo humano que mais faz pelo país ''  ... mas nos últimos tempos a concepção de que a atividade mais famosa dos grupos de pressão é a distribuição de dinheiro cresceu na percepção do público em função dos embates nacionalistas inter-continentais. Por isso eu só reflito sobre casos de um passado histórico minimamente distante, como o da ITT . Típica empresa que não hesitava em ir até o alto quando queria alguma coisa ; chegaram a informar o governo Nixon que haveria 400 000 dólares para sua campanha se o governo se mostrasse sensato em sua política anti-truste no que dizia respeito à sua companhia. Para não correr risco, Harold Geneen interveio pessoalmente , noticiou a Business Week , junto apelo menos três membros do gabinete , pelo menos outros tantos importantes auxiliares da Casa Branca e um pelotão de influentes congressistas e senadores ''para se queixar das graves consequências '' que poderiam advir de uma ação anti-truste.


K.M.

10 comentários:

  1. É discutível se os administradores mundiais de hoje estão se tornando menos defensivos em suas atividades de pressão do que os de antigamente. Harold Geneen a uma subcomissão do Senado sobre empresas multinacionais que examinava as atividades da ITT no Chile que todos os cidadãos, incluindo presidentes de companhias, tem o direito constitucional de solicitar ao governo ----incluindo a CIA ---- a reparação de ''injustiças ''. Um número cada vez maior de executivos entrega-se a atividades de pressão. O presidente do conselho da General Motors , Richard C. Cerstenberg, por exemplo , ia frequentemente a Whashington para prestar depoimento no Congresso e ,como disse delicadamente à Business Week , para ''sondar o clima político'' .

    K.M.
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  2. Lee A. Iacocca , então presidente da Ford, pareceu realmente magoado com as notícias pouco lisonjeiras da imprensa quando chegou à capital para fazer pressão (sem êxito? ) contra o Projeto de Lei Hartke - Burke.

    Sem êxito.

    K.M.
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  3. Mas nenhuma pressão é sem êxito. Não existe isso.

    K.M.
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  4. Nenhum esforço concentrado de persuasão ganha corpo no horizonte sem ter um objetivo capaz de adaptar-se a um leque de alternativas prévio . A maioria das atividades de pressão e campanhas publicitárias das grandes corporações trata de assuntos e velam intenções que afetam diretamente seus balanços contábeis. Como dizia meu avô antigamente: ''Nenhuma companhia de sabão quer leis anti-fosfato'' (Kaesar)

    K.M.
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  5. Um assistente de Nixon, Bryce Harlow, mais tarde vice-presidente da Procter e Gamble encarregado de relações com o governo , diz Ralph Nader , foi o responsável por o governo Nixon ter mudado quase da noite para o dia sua atitude oficial no tocante aos fosfatos .

    K.M.
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  6. EStímulo do ingresso de capital na economia. Todo grande administrador mundial tem ou já teve uma visão grandiosa do tipo de mundo que gostariam de ver sendo implementado. Grande parte do que se poderia chamar de esforço educacional do mercado concentra-se nessas visões.

    K.M.
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  7. É tbm uma oportunidade para se tornar ainda mais pacífica a transição da economia americana para uma posição mais dominante em relação à economia global.

    K.M
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  8. Todos nós, tanto Estado quanto Mercado , seremos solicitados, dialeticamente, a renunciar a esta ou aquela prerrogativa que hoje aceitamos como naturais. Confiantes em que os processos automáticos do mercado, sempre gerenciados pelas técnicas mais modernas, regularmente lubrificadas, possam solucionar a maioria dos problemas. Os administradores mundiais sempre entrevêem papeís em expansão para o governo no horizonte de suas estratégias, mesmo que estes papéis hoje sejam muito diferentes dos das últimas décadas . Há um outro tipo de apelo à associação.

    K.M.
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  9. Governos deveriam limitar sua intervenção na economia somente àquelas tarefas que estão além da capacidade dos homens de negócios . Consenso se dá mediante a associação governo-empresa-trabalho ; ou não será um autêntico consenso nacional.

    K.M.
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  10. A visão do shopping center global tornou-se anti-geopolítica , transcendendo as esferas de influência e desequilibrando o balanço do poder.

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