sexta-feira, 9 de junho de 2017

Certa disposição de falar sobre lições de etiqueta.


Si todos los mares fueran de tinta y todos los estanques estuvieran sembrados de cálamos, si el cielo y la tierra fueran pergaminos y todos los seres humanos ejercieran el arte de escribir, no agotarían la Torá que yo enseño; en su canto la Torá no resultaría disminuida en más de lo que puede sustraer al mar la punta del pincel

Certa disposição de falar sobre lições de etiqueta.

 Resultado de uma encenação avant-garde contra todos os gestos marmóreos e rígidos de todos os operadores de swaps do mundo, dos quais o helenismo cheio de pó de suas análises macro-econômicas falavam de uma forma tão falsa quanto um teatro de corte alemão. Mas minha idéia geral, meu ''plano de trabalho'', assim como nos Cantos, de Ezra Pound, era apenas provocar uma espécie de encantamento divinatório e apaziguar o olhar furioso do mercado financeiro com um pensamento dilatado e brilhante que exprimia , no máximo , uma certa disposição de falar sobre lições de etiqueta. A velha escola de boas maneiras de toda ação política eficaz, tendo como fundamento uma comunidade econômica concreta, mas sem a versão distorcida e desoladora das zonas de livre comércio atuais, que haviam nos conduzido à um imperialismo burocrático, dissimulado e sem ideologia em sua última fase. ''Diós diasraiél (!) '', eu pensava  ''Shuadovíditis Krávinis (!!) '', clamava comigo mesmo, gabando-me de falar iídiche com grande desenvoltura. ''Mãe do céu, anjo de amor, festa de sóreta (!) Cascavilhando um poucquinho a catadura deste COISO (!) E isso aqui, ainda por cima, se deixa fotografar como nenhum outro (.) E se toma por escritor e ainda por cima russo , alemão, francês(!) Um BESSELER, julgando que sabia de cor o que F.A. Weber afirmava em Die griechische Entwick der Zahl pun Raumbegriffe in der griechischen Philosophie bis Aristoteles und der Begriff der Unendlichkeit, assim como o que Giovanni Domenico afirmava em ''Che cosa è la mente sana''. Constituído espiritualmente no terceiro capítulo da edição de J.H. Peterman (Berlim, 1895), da ''Pistis Sophia'' : ''Opus gnosticum Valentino adjudicatum a codice manuscripto coptico Londinensi descripsit et latine vertir M.G. Schwartze. Em outros palavras: que eu me considero um Valentino. Mas não, trata-se de outra coisa. 

K.M.

A mesa está em contato com a parede ??
Se quisermos compreender plenamente o sentido dessa idéia , constato que estou oscilando entre duas idéias antinômicas : a idéia da plenitude do em-si e a idéia do recuo absoluto no Nada. Quando eu digo da mesa que ela toca a parede , não estou dizendo que ela está ao lado da parede , nem o mais perto possível dela, nem mesmo separada por uma distância infinitesimal . Por ''contato'' entendo uma relação íntima de ser entre os dois objetos . Mas essa relação de ser vai naturalmente ao em-si, isto é, à imanência . Esta idéia fugidia de contato tende a parar no meio do caminho . Quero manter a separação total das duas individualidades .Contato não é fusão. Então , eis-me de volta à idéia de uma distância que, por menor que seja, pelo menos separa os dois objetos . Mas, nesse momento, a idéia de contato desaparece. Na verdade, se tento captar o que ela exige , vejo que é preciso , para que haja contato etre as duas individualidades, que estejam uma para a outra sem distância , pelo menos em um ponto de suas superfícies, mas que estejam separadas. Mas separadas ''por meio de quê '' ?? Por ''nada''.  Mas esse nada aqui é indispensável . Na geometria , por exemplo , desde que duas curvas ( tangente e círculo , por exemplo ) estejam em contato ,elas têm pontos comuns. Poderia parecer que terminaram  como  uma única curva, mas mantemos sua independência ; no próprio lugar em que se tocam são separadas, Contudo, não existem duas séries de um ponto, mas uma só . A separação realiza-se, pois, no interior de cada ponto . Essa separação não é fracionamento, pois o o ponto é insecável , nem é desdobramento . Contudo ela existe.  Entendo que dirão que cada forma , a forma ''reta'' e a forma ''círculo'' , fechada sobre si mesma, atrái todos os pontos que a compõem . E é exato. Nesse sentido, é a individualidade da forma prenha que evita que o contato se resolva em fusão . Mas isso mesmo só é possível se uma negação discreta vier recortar as formas nos lugares convenientes . É preciso que os pontos de contato estejam separados do conjunto de pontos que constituem a outra forma, exatamente pelo Nada. É preciso que sejam atravessados de algum modo pelo Nada. Exatamente como uma Super-consciência. 

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário