quarta-feira, 7 de junho de 2017
A Ouvinte e O Narrador?
Mas o que se movia visivelmente dentro do invisível fluxo de consciência da ouvinte e do narrador? A reflexão no teto de uma lâmpada e cúpula, uma inconstante série de círculos concêntricos de variadas gradações de luz e sombra: uma catedral gótica em construção, sugerindo a invasão do universo inteiro por um sentimento metafísico desconhecido. Em que direções estendiam-se A Ouvinte e O Narrador? Ouvinte, es-sudeste: narrador, nor-noroeste: no 53º paralelo de latitude, Norte, e no 6º meridiano de longitude, Oeste: em um ângulo de 45º em relação ao equador terrestre, provavelmente numa balsa de madeira motorizada boiando sobre um rio tórrido. E em que estado de repouso ou movimento? Em repouso relativamente só a eles mesmos quando mergulhados subitamente no simbolismo poético dentro de cada personagem, mas produzindo um movimento simpático muito específico de convergência sentimental e física. Em movimento sendo ambos e cada um deles carregado para Oeste, para a frente e para trás respectivamente, pelo perpétuo movimento próprio da terra através de sempre mutáveis rotas de navegação fluvial de sempre mutável espaço interior indeterminado dos personagens. Em que postura? A ouvinte: reclinada semilateralmente, para a esquerda, mão esquerda sob a cabeça, perna direita estendida em uma linha reta e descansando sobre a perna esquerda, fletida, na atitude de Géa-Tellus, completada, recumbente, plena de sementes e rasgos felinos de fisionomia. Narrador: reclinado lateralmente, para a esquerda, pernas cruzadas na poltrona, o dedo indicador e o polegar da mão direita descansando na ponta do nariz, na atitude de cumplicidade representada por um cigarro entre os dedos, dizendo para a ouvinte: ''A cada vez que se olha pela janela ou que se anda pela rua, a consciência descreve intermináveis círculos, vai da frente para trás e vice-versa, captando todo tipo de interferencia e sofrendo todo tipo de enriquecimento em fluxo, por isso uma das tarefas da arte é chegar o mais perto possível do mecanismo da percepção... ela tinha tudo o que se pode definir como classe e poder, e me fazia pensar nas coisas mais agradáveis e valiosas
K.M.
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