sexta-feira, 9 de junho de 2017

O intento é a chave dos atos de magia e um procedimento de grande sutileza. Não há como empregá-lo para fins mesquinhos.



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Mas o que resultava de valor inconcebível para aqueles chamãs era que o intento – uma pura abstração– estava intimamente ligado ao homem. O homem podia sempre manipulá-lo. Os antigos chamãs do México se deram conta de que o único modo de afetar esta força era mediante um comportamento impecável. Só os praticantes mais disciplinados podiam alcançar esta proeza." Naturalmente, o intento resume os melhores frutos do livre-arbítrio, é basicamente a orientação proposital da vontade, a energia do alinhamento. Também se pode denominar como o propósito .
 
Não se deve confundir com a intenção, que pode ser boa ou má.
 
O intento é uma essencia volitiva, um conteúdo energético direcionado que gera resultados nos planos sutis.O intento é aquela força que nos conduz a estados de consciência distintos, dando acesso aos vários mundos. E, por ser o intento uma força de natureza mental, é importante que o guerreiro obtenha uma comprensão profunda dos processos envolvidos em cada caso, como forma de obter a motivação e o estado de consciência necessário capaz de mover o ponto de aglutinação.A palavra sânscrita mandala significa "contole mental". O diagrama cosmológico que leva este nome representa uma forma de organizar o intento do mundo. "

INTENTO é o poder que sustenta o universo. É a força que tudo concentra. E faz o mundo acontecer." ( A Travessia das Feiticeiras , pg. 56, Taisha Abelar) Na verdade, a importância do intento reside em que ele é o mecanismo que permite nos movimentar nos outros mundos. Ali não existem os sentidos e nem a razão, mas apenas a volição pura para nos permitir atuar dinamicamente no ambiente e no relacionamento com outros seres.Seu direcionamento e efeito comportam uma dimensão visual, pois está vinculado às energias mentais:"Para os chamãs do antigo México, o intento era uma força que podiam visualizar quando viam a energia tal como flui no universo. A consideravam uma força onipresente que intervinha em todos os aspectos do tempo e do espaço. Era o que impulsionava tudo."(Castañeda, Op. cit. )

. Existe um núcleo de consciência capaz de agir com propósito interior, não se limitando a refrear impulsos ou a concentrar energias. É o campo da "Terceira Atenção", que o nagual Juan Matus coloca como a grande conquista dos novos videntes e sua área de trabalho especial. A exemplo de várias tradições semi-hierárquicas, o treinamento tolteca reune a terceira e a quarta atenção. Mas a verdadeira terceira atenção, conforme ensina a hierarquia árya, é um estado de elevada concentração de energia gerado pelo alinhamento dos três corpos inferiores, tornando-se capaz de canalizar uma expressão básica de energia divina através dos sub-planos superiores do plano mental. Esta luz se expressa então na forma de vidência interior , gerando certas peculiaridades no campo ener-gético que servem para sinalizar a posse desta condição.
O intento é a chave mais oculta da consciência.
 
"Para levar a cabo a interrupção dos vestígios perceptivos que cristalizam nossa percepção do mundo num ponto fixo, o benfeitor trata a intenção como um processo, como se ela fosse um fluxo, uma corrente de energia que pode eventualmente ser cessada ou ser reencaminhada." (Castañeda, O Presente da Águia , pg. 258).O intento é a chave dos atos de magia e um procedimento de grande sutileza. Não há como empregá-lo para fins mesquinhos. "O intento só surge para algo abstrato. Esta é a válvula de segurança dos xamãs; de outra maneira seriam criaturas insuportáveis" (Castañeda, El Lado Activo del Infinito , pg. 24).
 
A experiência no infinito despersonaliza o ser humano a ponto de terem os xamãs que pronunciarem seus nomes antes de nela penetrarem, a fim de preservarem suas individualidades(Castañeda, cf. op . cit., pg. 94).

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