quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Algo que se destaca.



Um comentário:

  1. ''Embedded self ''
    O comunitarismo americano sempre atacou o conceito liberal de ''eu'' . Os modelos liberais sempre tenderam a conceber o indivíduo isolado da comunidade e de suas idéias correlatas de bem-comum , tradição e contexto , tornando-o incapaz de assegurar a coesão e integração de um grupo social qualquer, menos ainda da sociedade como um todo , que sempre deve preceder o indivíduo ---- Para distinguir o ''eu'' de seus fins ---- e que segundo o modelo liberal seria sempre a priori -----, por isso é inevitável incorrer em duas situações : a de um sujeito radicalmente situado (a radically situated subject ) ou a de um sujeito radicalmente desencarnado ( a radically disembodied subject ) . Argumento , obviamente , contra a neutralidade do liberalismo deontológico, que toda identidade (social, cultural e étnica ) seja na verdade determinada por fins que não foram escolhidos por indivíduos isolados ou desinteressados , mas descobertos pela inserção do indivíduo num determinado contexto social ---- e daí a fórmula lapidar do ''embedded self '' , o ''eu '' arraigado , inserido , situado , contra o ''emcumbered self '' , o eu desimpedido, isolado . E um diário como este caderno não passa de um ''eu'' extraindo do Webster´s suas citações : mais uma noite inteira em que minha prosa seria necessária, ou até mesmo forçosa; poucas coisas, naquela noite, podendo dar mais alento à imaginação da leitora do que um dicionário de francês. Vinte e três parágrafos consagrados à minha ''figure'' , mas nenhuma suspeita de que algo esteja influenciando a questão do self no mundo .

    K.M.

    ResponderExcluir