sexta-feira, 7 de julho de 2017

Há fascinação e perigo em "ver o dorso do Dragão" .


A incessante atividade, o extremo do salto, pode tomar as asas do Dragão e desaparecer no alto, ou conservar as nadadeiras do peixe e desaparecer em baixo: há a liberdade de avançar ou de recuar. Eis o símbolo da liberdade e da independencia com as quais o universo se move e entra na sua via (Tao).

ele está sobre a situação superior do primeiro trigrama: é o momento da lenda onde, subindo ao topo das águas ruidosas, ele vai se lançar e aparecer como ele é na realidade. Se as escamas do Dragão saem das águas, então o homem conhece a ciência e a lei. É o "Dragão visível". A incessante atividade, chegada do alto de um trigrama, supera o abismo que a separa do segundo trigrama. Matéria para grande circunspecção.


Há fascinação e perigo em "ver o dorso do Dragão", quer dizer conhecer a Ciência e a Lei., se não se está suficientemente preparado pelos estados anteriores. Eis a vontade de expansão de todos os seres, muito perfeita posto que ela é o coroamento da atividade, mas muito perigosa, posto que ela pode alcançar à multiplicidade, quer dizer às formas e à desunião.


Matigioi

Nenhum comentário:

Postar um comentário